quinta-feira, 20 de agosto de 2009

solange_ativ2_uni3

Sábado, 22 de Agosto de 2009

Atividade 7.3
Dia 13/08/2009, das 13:00 horas ás 15:00 horas, iniciamos a atividade 3.7 com os alunos da 1ª e 2ª Fases do 2° Ciclos, referente ao planejamento da atividade 3.6 elaborado no encontro anterior. Os alunos foram encaminhados para o laboratório de informática da escola, onde tiveram acesso ao site para pesquisar e analisar o gênero fábula. Eles encontraram variedades de definições e em seguida tiveram oportunidade de assistir bastantes vídeos no Data Show.Eles gostaram muito dos vídeos, sorriram, acharam engraçados e cada um escolheu o seu vídeo preferido para assistir novamente e reproduzi-lo em seu caderno. No dia seguinte, os alunos retornaram para o laboratório de informática para digitação. Eles ficaram muito atentos à moral das fábulas e questionavam quando não entendiam.Observamos que os alunos estavam adquirindo segurança no manuseio do computador, obtendo liberdade de escolher o assunto desejado. Vejam algumas fábulas escritas e alguns vídeos selecionados.Estas são as fotos e algumas reproduções de textos dos alunos.
Postado

domingo, 9 de agosto de 2009

terça-feira, 28 de julho de 2009

Atividade 2.2B

HIPERTEXTO

HIPERTEXTO



HIPERTEXTO é um texto digital que, durante a leitura, oferece ao que lê várias possibilidades de enriquecimento da pesquisa, por meio de links, imagens, sons, filmes etc...É um texto que abre inúmeras possibilidades de outros textos que vem complementar, dar sustentação, pormenorizar o texto principal. É uma ferramenta importantíssima para o pesquisador, pois, ao mesmo tempo que lê o texto de um autor, estão à sua disposição textos de outros autores que lhe dão possibilidade de enriquecer sua pesquisa. Para entender melhor vamos ao texto seguinte que nos dá uma idéia bem clara do que seja hipertexto:

Entende-se o hipertexto como um meio de informação que existe on-line (disponível eletronicamente sob demanda) em um computador. Possuindo uma estrutura composta por blocos de informação interligados, através de links (interconexões ou nexos) eletrônicos, ele oferece ao usuário diferentes trajetos para a leitura, provendo os recursos de informação de forma não linear. As conexões, facilitadas pelo computador, ligam as informações umas às outras. Assim, o hipertexto apresenta-se como sendo parcialmente criado pelo autor que o organiza e parcialmente pelo leitor que escolhe as ligações de sua preferência, conectando os dados informacionais que mais lhe interessam. Tais dados podem estar contidos não só em textos escritos, mas também em sons, imagens, animações bem como facilidades de interação e criações de realidade virtual (Snyder, 1996, p. 9) cuja complementariedade se torna mais clara através do termo hiperdocumento que generaliza para todas as categorias de signos os princípios da experiência hipertextual.”

Considerando o que foi acima citado o hipertexto é um texto conectado a outros textos que se complementam, se enriquecem, se explicam e se esclarecem. É uma rede de informações dentro de um mesmo texto que a um simples toque do mouse estão à disposição do pesquisador.

Segundo os programadores do Intermedia, um dos mais avançados sistemas de hipertexto da atualidade, este último, em termos funcionais, pode ser assim descrito: "Ferramenta para o escritor e meio para o leitor, os documentos em hipertexto permitem ao escritor ou a grupos de autores conectar dados entre si, criar trajetos em um conjunto de material afim, anotar textos já existentes e criar notas que remetam tanto a dados bibliográficos como ao corpo do texto em questão. O leitor pode navegar pelos textos anotados, referidos e conectados de forma ordenada (no sentido de que se ligam a um objetivo) mesmo que não seqüencial" (Landow, 1995, p. 17). ão do pesquisador.”


Solange E. Rubin Ferrari

terça-feira, 14 de julho de 2009

MÍDIAS DIGITAIS


MÍDIAS DIGITAIS

Há uns quarenta anos atrás, na ocasião em que instalaram um telefone na nossa casa, quando nem se sonhava com nenhum aparelho digital, lembro-me muito bem de ouvir minha mãe falando:"- Só falta inventarem um telefone em que a gente vê a pessoa com que estamos falando", tão impressionada que estava com a modernidade daquela época.
Pois é... Essa previsão tornou-se realidade. Estamos em plena revolução digital. uma revolução tão intensa e rápida que nos deixa meio tontos.
A revolução digital tomou conta de nossas vidas muito depressa e intensamente. Ela está impactando todos os setores da economia, a vida privada das pessoas, e gerando novas formas de oportunidade de trabalho. Mudou nosso modo de viver, agitou nosso modo de trabalhar.
Mas afinal, o que são mídias digitais? São suportes eletrônicos, conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital que servem à veiculação de conteúdos fundamentados em aparelhos de leitura digital, tais como computador, DVD, máquina digital, MP3, TV, telefone celular, etc..., permitindo a distribuição da comunicação digital de obras escritas, sonoras, visuais, etc...
Também entende-se por mídias digitais qualquer mídia que utiliza como meio um computador ou qualquer outro equipamento digital para criar, explorar, finalizar um projeto que tem como suporte a internet, comunicação on line ou of line, produções gráficas, videogames, etc...
Essa nova forma de informação permitiu uma maior agilidade na manipulação e criação de conteúdos sem perda da qualidade, um maior fluxo de trabalho e mais dinamismo nas informações, garantindo a integração entre os diferentes meios.
No início, os aparelhos digitais eram considerados mais uma riquíssima fonte de pesquisa e consulta, no entanto, hoje, o internauta participa da construção dos conteúdos e do compartilhamento de arquivos por vários computadores sem que haja um servidor central.
O advento dessas novas tecnologias possibilitou o surgimento da sociedade da informação, pois, hoje, todas as pessoas tem acesso a todo o tipo de informação.
Isso, tornou o mundo mais informado e, de certa forma, mais unido.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

atividade5_uni2

AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DOURADO



Informamos que a Escola, com o objetivo de possibilitar uma prática pedagógica eficaz e significativa, vem se preocupando em adquirir e viabilizar recursos tecnológicos a toda equipe escolar, por isso elencamos os diferentes recursos disponibilizados por essa unidade escolar bem como a importância de seu uso no ambiente educacional, aproveite e conheça a planilha de agendamento.


TELEVISÃO

VÍDEO CASSETE

DVD
DATA SHOW
MÁQUINA DIGITAL
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONECTADO NA INTERNET



Equipe da coordenação pedagógica da E. E. Francisco Dourado

terça-feira, 30 de junho de 2009

MEU PORTFÓLIO

Até o presente momento foram realizadas muitas atividades, todas relacionadas com os rumos da educação diante das novas tecnologias. Num primeiro momento fomos levados a refletirmos sobre o nosso papel na educação, considerando quem somos, qual o nosso papel como ensinadores e aprendizes na construção do conhecimento dos nossos alunos, enfim,foi um momento muito importante que nos levou a um reflexão sobre " Quem sou eu como professor e como aprendiz?". Dando continuidade ao nosso aprendizado, com base nas entrevista de Antônio Nóvoa e no texto de Maria Umbelina, vimos a importãncia da Formaç ãoContinuada para os professores. Não há mais espaço para o professor acomodado e despreparado. Os alunos estão em busca de um conhecimento mais dinâmico e criativo. Hoje o professor não é o único transmissor de conhecimento. O aluno recebe-o de várias fontes, principalmente da mídia, por isso o professor precisa estar em permanente formação continuada para poder acompanhar as exigências modernas e construir e reconstruir o conhecimento junto com seus alunos. Hoje a escola não pode mais resistir ao uso das TICs, senão ela vai perder o seu significado, a sua identidade. A escola, hoje, possui tudo o que é possível no que se refere à tecnologias. O que ela não possui é pessoas preparadas para o uso das mesmas. E é atrás dessa formação que o professor precisa ir. Analisando uma aula de um professor, que faz uso das TICs para ministrar suas aulas, percebi o quanto a aula fica atrativa e dinâmica e como os alunos participam das mesmas com mais entusiasmo. Por isso, olhando para a prática do professor, usando as tecnologias, percebe-se o quanto as aulas são enriquecidas e dinamizadas, tornando-se mais interessantes para o aluno e para o próprio professor. Dando continuidade ao curso, foi o momento de usarmos as tecnologias na elaboração de um projeto de pesquisa realizado na escola. Foi um momento difícil, mas bem gostoso. Criar Slides era uma tarefa que eu queria muito aprender, por isso, adorei. Não estou bem segura de como postar as fotos, mas quero aprender melhor. Me senti muito importante na hora de apresentar o produto de um trabalho feito por mim e de ver como o assunto fica atrativo apresentado na forma de slaides.
Outro momento bastante interessante do curso foi a experiência de navegação sobre o hipertexto no wikipédia. É muito interessante o hipertexto. Como ele abre caminhos para novas informações dentro de um mesmo assunto. E a forma como ele abre janelas instantâneas, informando, informando...
Até o presente momento foram realizadas muitas atividades, todas relacionadas com os rumos da educação diante das

terça-feira, 16 de junho de 2009